quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Arroz Integral Orgânico x Arroz Branco

Arroz Integral Orgânico x Arroz Branco
[por
Dr. Augusto Vinholis]

Este é um alimento ingerido por quase 100% da população brasileira. É por essa razão que nos preocupamos em analisar todo o trajeto, desde o seu plantio até a mesa do brasileiro.
É possível plantar arroz da maneira primitiva, com a maquineta chamada matraca, ou com a plantadeira, que é uma máquina de grande porte. A matraca se usa normalmente em roça de toco, onde a terra contém pequenos pedaços de toco, pois foram recém cortadas suas árvores e, por isso, não é possível entrar com trator para arar ou gradear. O grão de arroz, depois de alguns dias, estará brotando na terra e absorverá todo o nutriente ao seu redor para crescer. Acontece que o grão já é vendido ao agricultor como semente imunizada, o que significa que contém inseticida, tipo Aldrin, com a finalidade de não deixar o cupim comer a semente. Cupim é um inseto que habita dentro da terra. Esse inseticida é um organo-clorado, altamente tóxico, que demora vinte e cinco anos para ser degradado pela terra!Porém, o grão, ao nascer, vai, também, deixar entrar pela planta em crescimento o inseticida que está ao seu redor, contaminando, assim, o pé de arroz e seus futuros grãos.

Existe a possibilidade de se plantar arroz sem agrotóxicos, desde que a terra seja de boa qualidade ou que o agricultor prepare o solo de maneira inteligente, usando adubação verde ou orgânica. Essa adubação verde nada mais é do que o plantio de oleaginosa que retira do ar o nitrogênio e o transfere para a terra.Exemplos dessas oleaginosas são a mucuna e o feijão guandu (ou andu). Por outro lado, a adubação orgânica é aquela em que se usa esterco de gado ou de galinha caipira ou até o composto derivado do preparo do lixo orgânico. Enfim, existem possibilidades de se plantar organicamente, desde que o agricultor esteja alerta para os riscos dos agrotóxicos para o ser humano e que não são poucos! Portanto, o ideal seria consumir o arroz orgânico, ou seja, aquele que foi plantado sem o uso de agrotóxicos.Após ser colhido, o arroz deverá ser seco, para não criar fungos. Daí o grão é guardado para posterior consumo. Para se comer o grão de arroz, ele deve passar por um processo de beneficiamento (ou maleficiamento?), onde sua palha amarela deve ser retirada.
Existem dois processos para isso:
Um é aquele primitivo onde se usa o pilão. O outro é feito através da máquina de arroz, onde existem três processadores. O primeiro deles é o que retira a palha amarela. Então teremos o arroz integral. O segundo é através da máquina que retira a película do grão, deixando-o branco. E por quê? Por que tem que se deixar o grão branco e não marrom, como é a sua cor original. Em inglês, arroz integral é "Brown Rice", ou seja, arroz marrom.Esse conceito vem do século retrasado, quando tudo teria que ser branco. Época quando a escravidão vigorava e tudo tinha que ser "clarinho", como queria a nobreza.
Acontece que o grão sem a película fica desprovido de seus principais sais minerais, principalmente o Selênio. Os criadores de animais (cavalos, galinhas, porcos, etc.) adquirem a película que é chamada de farelo de arroz. Rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, os criadores dão para seus animais e eles se tornam vistosos e saudáveis. E o ser humano fica desnutrido porque tem que comer arroz branco, pois marrom é feio! É pura ignorância nossa! E mostra os resquícios de nossa cultura do século retrasado, quanto à discriminação de cor! O arroz integral deveria ser a comida nossa de cada dia, pois é um alimento rico em muitos minerais, destacando-se o Selênio. Este mineral faz parte dos processos cerebrais e sua ingestão se faz muito necessária, e ainda aumenta a inteligência! Como se não bastasse, para que o arroz não se torne quebradiço, coloca-se parafina. Este é o terceiro processamento da máquina de "Maleficiamento" do arroz. A parafina atua segurando a estrutura física do grão, não deixando que ele se quebre, pois o preço do arroz quebradiço é muito inferior.É isso que os comerciantes não querem! Então se coloca a parafina, como se quem fosse comer o arroz não estivesse se importando com a Saúde! A parafina é tida como um dos fatores causadores do câncer do intestino! Não é para menos! Pois imaginem de onde é extraída: do petróleo!!! Todos os derivados do petróleo são tóxicos, inclusive a parafina! E as nossas autoridades parecem que vivem no mundo da lua! Como se nada estivesse acontecendo! Pois a técnica do século retrasado está entrando para o Terceiro Milênio, intacta! A mesma de dois séculos atrás, deixando o ser humano cada vez mais desnutrido e doente! Esperamos que alguma autoridade tome providências para se modificar essas coisas tão antiquadas e maléficas às pessoas.

Nenhum comentário: